Cia. do
 Uniforme  

Desde 1992
CLS 313 Bl. D Lj. 19
3346-8623 (061)
sul@companhiadouniforme.com.br
CLN 316 Bl. D Lj. 17
3347-0973 (061)
norte@companhiadouniforme.com.br
Amostra de roupas profissionais da Cia do Uniforme
Principal Fotos A Empresa Dicas Fale Conosco

Vitrine

Clique nos Botões
'Anterior' e 'Próxima' para ver Nossos Modelos para Cheffs e Afins.
Fotos de uniformes para Gastronomia da Cia do Uniforme
Solicite Orçamento
(Necessário Apenas Nome e Email)

Gastronomia

Soluções para deixar seu bistro com aspecto moderno e elegante

Segundo a Wikipedia a palavra Bistro tem origem francesa, embora exista uma lenda afirmando que ela seja de origem russa. A lenda surgiu devido à existência da palavra "bystro" no idioma russo, e afirma que o vocábulo teria se difundido em Paris durante a ocupação russa de 1815; soldados russos iriam aos restaurantes, gritando "bystro, bystro" ("??????, ??????") que quer dizer "rápido, rápido".

Entretanto, a verdadeira origem da palavra é desconhecida, tendo sido usada para denominar os proprietários de pequenos comércios de vinho; posteriormente, a palavra passou a nomear o estabelecimento em si. Hoje o termo é usado como sinônimo de pequenos, tradicionais e charmosos restaurantes de inspiração francesa.

Pois bem. Se você está iniciando um novo, ou querendo renovar o visual do seu antigo bistrô, comece pelos uniformes. O site "Bella Forma Uniformes" (www.belaformauniformes.com.br) propõe modelos de camisas em malha piquet gola polo, com calças em oxford social ou modelo elástico na cintura e boné ou bandana, com desenhos nos aventais aplicados em silkscreen com tinta plastisol. Dê uma olhada.

Doma, Domus, Domã, Dólman???

Calça Xadrez para Chef de Cozinha Cia do Uniforme Qual a grafia correta para o uniforme utilizado pelos mestres em culinária?

De acordo com o dicionário Priberam encontramos:

dólman | s. m. - Casaco justo e curto usado pelos oficiais do exército.
Plural.: dólmanes.

A maioria das descrições da internete também apontam a grafia correta como dólman.

Conforme descrito no site O Melhor da Cozinha , de Mauríácio Tocci, a vestimenta do gourmet, chef, estudante de gastronomia ou aficcionados em culinária deve ser composta do chapéu Toque Blanche, mais conhecido por 'Mestre Cuca', o Dólman, com frente dupla, produzido com tecido leve, preferencialmente 100% algodão, o lenço para o pescoço, o avental e a tradicional calça xadrez, do tipo pied poll, em tricoline leve.

Para completar, os acessórios - toalhinha com velcro ('salva cheff'), e o calçado de cozinheiro, que pode ser tanto de couro preto com o cabedal fechado e o solado antiderrapante, quanto tamancos de cozinha do tipo cauzionéh, fly flot!

Até breve e boa culinária!

Sapato para Chef de Cozinha
aventalecia.com.br

Sapato para Chef de Cozinha
jblog.com.br

O Uniforme de um Chefe de Cozinha

Os porquês de cada peça da vestimenta de um chef de cozinha.

Segundo Sparrowe (2003), "a maioria das pessoas provavelmente descreveria um chef de cozinha como alguém usando um chapéu branco comprido e carregando uma grande faca de cozinha. De fato, faz parte do uniforme tradicional do chef um chapéu branco, comprido e pregueado - a toque blanche. O chapéu tradicional do chef contém cem pregas. Apesar de o significado das cem pregas não ser precisamente conhecido, diz-se que cada prega representa um dos 100 pratos de ovos que um chef pode criar.

A calça xadrez preta e branca que a maior parte dos chefs usa torna as manchas e respingos de comida menos perceptíveis. O jaleco branco (dolman) com dupla camada de tecido no peito oferece maior proteção contra queimaduras no fogão. Além disso, se o chef precisar aparecer "limpo" de repente, o jaleco pode ser abotoado ao contrário, de forma a esconder algumas das inevitáveis manchas encontradas na roupa de um chef ocupado.

O lenço no pescoço, que antes tinha como objetivo absorver a transpiração do rosto e do pescoço, hoje é mais um toque final para o uniforme. O avental grande e branco oferece proteção adicional contra manchas e também protege contra queimaduras."

Fonte: Hospitalidade Conceitos e Aplicações, CHON e SPARROWE - 2003, Ed Thomson.

Extraído do site "Etur"

Moda dos Chefs

Por Juliana Lopes

Além de virar a profissão da moda, profissionais de chef de cozinha também lançaram seu estilo Brasil afora. Morena Leite, Flávia Quaresma e outras profissionais que trabalham horas a fio na cozinha também gostam de imprimir seu gosto não só nos pratos, mas também em pequenos detalhes nos uniformes, que exibem na hora de percorrer os salões dos restaurantes.

O famoso jaleco branco (dolman) recebe pequenos detalhes que dão vida a peça, desde frisos coloridos (acabamentos), nomes bordados de várias formas, até tecidos variados na gola que combinam com a cor do avental, e ainda botões coloridos, como nas peças da chef Gislaine Oliveira.

Continue lendo na Página Vila Sabor

Chefe Tradicional

O Dólman Clássico Tem Que Ser Comprido
Segundo Este Artigo,
O Dólman Clássico Tem Que Ser Comprido.
Eu sou uma pessoa chata quando o assunto é uniforme de cozinha. Meus alunos que o digam... O uniforme de cozinha é cara do restaurante, de sua cozinha e da comida que servimos. É o nosso marketing pessoal.

A padronização para o modelo adotado até hoje surgiu no século XIX pelas mãos daquele que é considerado um dos maiores cozinheiros de todos os tempos, o francês Antonin Carême.

Como inspiração para o traje, ele usou a farda militar com botões dos dois lados, o dólmã, e a redesenhou. Além desse jaleco,dólma, acompanhado de avental... Continue Lendo...

Publicidade